terça-feira, 4 de maio de 2010

O melhor líder

Muitas são as definições de liderança. Para mim, a mais completa é esta:

"Um líder é o melhor apenas quando se sabe que ele existe. Não tão bom quando adorado, ruim quando temido, pior quando odiado. Mas, de bom líder, quando seu trabalho estiver terminado, sua obra completada, todos dirão: fomos nós que fizemos."

Esta é uma tradução livre do pensamento de Lao Tsé, filósofo chinês que viveu no século IV AC. Incrivelmente atual!

Para mim, a primeira frase e a última traduzem a essência da liderança.

"Um líder é o melhor quando apenas se sabe que ele existe..." O exercício da liderança autêntica e sustentável precisa ser suportado por comportamentos do líder no sentido de se fazer presente, ainda que lá não esteja fisicamente e, se estiver, que as pessoas ao seu redor sintam-se apoiadas e respeitadas, ainda que não seja necessária uma palavra sequer.

"fomos nós que fizemos." Essa tem que ser a percepção e o sentimento das pessoas ao redor do líder sobre as realizações individuais e do grupo. Nada mais é do que a demonstração que aquele líder presente encoraja as pessoas a buscarem seus objetivos e alinhá-los com os objetivos comuns do grupo onde estão, ou da obra que está sendo realizada.

Para pensarmos se nossas posturas, atitudes e comportamentos nos tornam indispensáveis ou verdadeiramente presentes! Para pensarmos se quando entregamos os resultados, eles de fato são produtos do esforço de todos e assim são reconhecidos.

Sergio

Nenhum comentário:

Postar um comentário