quinta-feira, 20 de maio de 2010

As estruturas de referência no diálogo da liderança - I

Se vamos realmente usar o poder do diálogo no exercício da liderança, será preciso um esforço individual de autoconhecimento, de aprendizado e de mudança de comportamento nesse sentido.

Por onde começar?

Proponho uma estrutura que certamente trará importantes descobertas no caminho do desenvolvimento das competências de liderança, deixando claros os pontos fortes e oportunidades de desenvolvimento de cada indíviduo. Não se trata de nenhuma nova descoberta, mas de revisitar conceitos e práticas largamente utilizados nos diversos campos do desenvolvimento humano, passando pela filosofia, psicologia e psicoterapia, neurociência e, obviamente, pela ciência da administração.

Vou expor minha abordagem por etapas que, recomendo, devem ser seguidas na ordem apresentada. Eventualmente, alguns de nós já podem apresentar um bom nível de competência num ou em outro ponto, mas, vale sempre uma nova reflexão sobre esses pontos positivos. Afinal, como disse Guimarães Rosa em Grande Sertão – Veredas: “Os caminhos são sempre os mesmos. O que muda são os olhos do caminhante.”

Então, que tal começarmos pela grande reflexão que o ser humano vem fazendo desde sempre:

  • Quem sou eu?
Um dos meus livros preferidos tem o sugestivo título: “Quem sou eu? E, se sou, quantos sou?” O livro traz uma visão geral de vários tratados filosóficos clássicos e contemporâneos, passando por questionamentos dos impactos na resposta à pergunta-título dos recentes desafios da neurociência, física quântica, ética e moral e ecologia. Mas, que me faz trazer o livro aqui é simplesmente o título.

Para a construção de diálogos produtivos no ambiente da liderança nas diversas naturezas de relacionamento humano, é fundamental que eu possua uma visão - ainda que não completa – sobre meus valores, minhas ideologias, minhas fortalezas, minhas fraquezas, o que de fato importa para mim, enfim, elementos que me tornem efetivamente um protagonista na minha própria história, me levando a descobrir "quem sou eu?". Também é importante ter uma visão clara dessas questões e seus impactos nos diversos papéis que desempenhamos na vida, entre eles o de líder, pois, "se sou quantos sou?".

Continuaremos essa reflexão na próxima postagem.

Um abraço a todos!!

Sergio

2 comentários:

  1. rsss....show.....amanhã continuamos te seguindo......

    abçs

    rogerio

    ResponderExcluir
  2. Rogério, obrigado pela dica!! Eu aprendo rápido!!!
    Abçs...
    Sergio

    ResponderExcluir