terça-feira, 16 de agosto de 2011

Uma Nova Dimensão no Exercício da Liderança


A liderança continua sendo um dos mais pesquisados campos no estudo da ciência da Administração. Sua importância na definição estratégica dos rumos da organização e seus papéis e responsabilidades na gestão de todos os recursos que compõem a operação dos negócios não deixam dúvidas: o líder é um catalisador de energias; uma referência de competências; um apoio incondicional nas crises. Do líder se espera: decisões rápidas e precisas; soluções inusitadas; equilíbrio sustentável de curto e longo prazos; construir equipes; resultados crescentes, às vezes em progressão geométrica.

O perfil do líder deve contemplar o uso da emoção e da razão com grande dose de sabedoria. Saber distinguir as oportunidades das ameaças. Ter flexibilidade e ao mesmo tempo cumprir normas, regulamentos, leis. Pensar estrategicamente e agir localmente. Trabalhar em equipe e guardar para si informações confidenciais. Compartilhar decisões e responder solitariamente pelos erros. Ter foco em pessoas e investir pesadamente em tecnologia que permita o uso menos intensivo de “mão-de-obra”.

Tudo isso parece enredo de novelas de ficção científica e dos quadrinhos, ou retirado das epopéias de heróis e mitos da história. Parece irreal, inatingível para seres humanos, apenas humanos, como você!

Entretanto, esta é a vida real!

Este é o cenário que imaginamos ao construirmos uma carreira voltada para o futuro numa posição de liderança. É com estas exigências que vamos nos deparar. E a natureza do mundo em que vivemos só tende a aumentar sua complexidade, no campo da tecnologia, dos negócios e das relações pessoais.

Não há como deixar de enfrentar essa realidade se o que queremos é atuar como líderes. Entretanto, se não quisermos romper o cordão que mantém o equilíbrio entre as exigências do mundo a nossa volta e nossas próprias expectativas e necessidades pessoais, precisamos olhar com outros olhos o exercício da liderança. Entender e aceitar que as mudanças nos cenários externos continuaram cada vez mais rápidas e complexas. Compreender que para atender essas novas demandas é necessário que desenvolvamos novos conhecimentos e novas atitudes pessoais. E buscar desenvolver-se de forma alinhada e no tempo certo é que vai nos garantir sucesso pessoal em todos os campos da vida profissional e pessoal.

Esta série de posts, pretende ajudar você a desenvolver uma nova visão sobre o exercício da liderança. Uma visão que combine o perfeito entendimento das demandas externas e uma avaliação precisa de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria no campo pessoal, no sentido de permitir que você reduza a tensão entre as exigências da função e suas próprias expectativas.

Uma Nova Dimensão no Exercício da Liderança